História da moda - Mesopotâmia
- ruthmaria2300
- 10 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
Região situada entre os rios Eufrates e Tigre no atual Oriente Próximo, na qual desenvolveram diversas culturas no IV milênio a.C., entre elas tendo como principais a sumeriana, a assíria e a babilônica. Essa região, não à sua época, mas posteriormente, foi assim denominada pelos gregos e o nome quer dizer "entre rios". A Mesopotâmia, de clima quente e solo fértil, foi considerada o berço das civilizações humanas, sendo os sumerianos os inventores da escrita, a cuneiforme, em aproximadamente 3500 a.C.
No que diz respeito à indumentária local, especialmente a dos sumerianos, usavam um saiote de pele com o pêlo do animal chamado kaunakés; caracterizado pelos tufos de lã visíveis externamente na peça.
Podemos notar que os mesopotâmicos já conheciam a tecelagem, entretanto, ainda há características bem primitivas na maneira de se vestirem. Sendo a base de suas roupas a própria pele do animal ou mesmo um tecido artesanal, esses tufos acabam se deslocando para as extremidades e se transformando em franjas, que além de servirem como adorno também servem de acabamento para o tecido. Os homens usavam seus kaunakés ligeiramente, chegando às panturrilhas e algumas vezes com o torso nu; ao passo que as mulheres usavam seus trajes longos e cobrindo o colo.

Normalmente esses trajes que cobriam todo o corpo de ambos os sexos, eram enrolados dando a aparência de uma roupa espiralada, como vemos nas esculturas e pinturas da arte mesopotâmica. Com o tempo, esses trajes foram sendo substituídos, especialmente pelos homens mais simples, por uma espécie de túnica com mangas.
O tecido predominante usado na região no apogeu de suas respectivas culturas foi o algodão - que além de ser produzido na região, também era importado da Índia - para ambos os sexos, além da lã e do linhoe, com o passar do tempo tiveram acesso à seda vinda da China. A suntuosidade das roupas e seus complementos, como normalmente em qualquer outra cultura, indicava a posição de prestígio do usuário.
Homens e mulheres costumavam usar cabelos longos e, cacheá-los, era muito natural; inclusive os homens o faziam também com a própria barba, além de já usarem brincos.
As cabeças, à exceção das coroadas, não eram muito ornamentadas, porém, o uso de um gorro, chamado de gorro ou barrete frígio pelos gregos era adotado pelos homens.
Como calçados, era comum usarem um tipo de bota de couro com o bico ligeiramente levantado, o que é uma característica muito oriental.
留言